Terça feira, 29 de março, após a segunda semifinal do Campeonato Carioca 2022, entre Fluminense x Botafogo, o time da casa apesar de perder por 2×1 pelo Botafogo, calculando 2×2 com o jogo de ida, Flu leva a melhor vencendo por saldo de gols, avançando para a próxima fase enfrentando o Flamengo na final do Cariocão.
Com isso, a Gávea agora tem chance de registrar em sua história além do primeiro tetracampeonato estadual, o terceiro tri consecutivo encima de um arquirrival, dessa vez contra o Fluminense.
Além disso, os outros dois tris consecutivos registrados encima do mesmo rival, foram na disputa com o Vasco e o Botafogo, primeiramente, o Vasco nos anos 1999, 2000 e 2001, Cruz Vermelha foi vice-campeã durante esses anos.
Na ocasião, em 1999, na final do Carioca o Flamengo se encontrava com inferioridade técnica diante do Vasco neste ano, o rival tinha Juninho Pernambucano e Edmundo no seu elenco, por outro lado, Romário a única estrala do Mengão, na final do Cariocão, o primeiro jogo terminou com um empate de 1 x 1, na partida posterior, a Gávea vence por 1 x 0 com o Gol de Rodrigo Mendes na cobrança de falta.
Em 2000, com a saída de Romário, o Flamengo conta com um novo reforço ao elenco, o lendário Petkovic atua pelo time, mas ainda não era o seu ano, nas finais do Carioca, a Gávea devolveu o chocolate que tinha tomado um mês antes encima do Gigante da Colina, no primeiro jogo venceram por 3 x 0, e na disputa posterior, venceu por 2 x 1, totalizando 5 x 1 no placar.
No ano seguinte, em 2001 na reta final, em sua primeira partida, perdeu por 2 x 1 apesar de serem os melhores na partida, na revanche, o Rubro Negro derrota o rival por 2 x 0 com um gol histórico de falta do Petkovic.
Nos anos 2007, 2008 e 2009 Botafogo se mostrou superior tecnicamente ao Flamengo
Por outro lado, sua história com o Botafogo se passa pelos anos 2007, 2008 e 2009, no ano de 2007, o Botafogo também era superior tecnicamente em relação ao Flamengo, porém, nas finais do Campeonato Carioca este ano, nos dois jogos empatando por 2 x 2, a decisão foi para os pênaltis, no qual o ex-goleiro Bruno, acusado por crime bárbaro contra Eliza Samudio, foi o destaque da disputa.
Em 2008, no primeiro jogo venceu o Botafogo por 1 x 0, no jogo derradeiro, venceu por 3 x 1 com três gols de Obina. Entanto, no ano de 2009, sendo superior, o Flamengo abriu o placar tranquilamente com dois gols, por desleixo, deixou que o Botafogo empatasse a partida, quase levando virada, sendo levado a disputa por pênaltis, no qual o ex-goleiro Bruno brilha novamente na decisão.
Concluindo, este ano o Campeonato Estadual, leva para o terceiro confronto entre o clássico Fla x Flu, o primeiro jogo amanhã quarta feira no Maracanã, as 21h40, e o segundo jogo decisivo ao sábado, sem horário combinado. Antemão, para atiçar a rivalidade, em 2020 o Flamengo venceu as duas partidas por 2 x 1 e 1 x 0, no ano anterior, empatando 1 x 1, no segundo jogo venceu por 3 x 1, com dois gols do Artilheiro atacante Gabigol.